domingo, 24 de julho de 2011

Aulas de culinária ensinam e divertem crianças durante as férias.

Por meio dos alimentos, crianças têm noção de várias áreas do conhecimento.
Atividades lúdicas ensinam os pequenos a preparar os primeiros pratos.



Ensinar as crianças a comer bem pode ser uma grande brincadeira, além de reforçar o aprendizado de disciplinas tradicionais. Com base nisso, cursos e oficinas de culinária no Rio de Janeiro tentam fazer com que a hora das refeições deixem de ser uma guerra e se transformem em um momento de aprendizado e de experimentar sabores novos.
O curso da Celdom Gourmet, comandado pela empresária Ingrid Hoppe, oferece aulas de gastronomia infantil pelo segundo ano. O cardápio é variado e conta com a fabricação de macarrão, de pão de queijo, hambúrger, bolo de cenoura e até sushi.
Ingrid conta que a abertura do curso surgiu ao observar a dificuldade que a irmã tinha em encontrar opções de atividades interessantes para os dois filhos durante as férias escolares. Para ela, as lições que os pequenos tiram das aulas vai muito além do preparo das receitas. “As crianças aprendem a trabalhar em equipe, a ter higiene, contato com o alimento e respeito com o preparo. Elas ainda têm noções de medida e de quantidade, que ajudam no raciocínio matemático.”
A empresária Fabiana Figueiredo completa: “Em culinária, a gente trabalha com matemática, a gente fala sobre ciências, sobre história, sobre geografia. A ideia foi a de juntar tudo isso em uma atividade lúdica e prazerosa. A gente quer ampliar o interesse deles em relação a alimentação. São receitas de todo tipo para eles aprenderem a comer de tudo, aprenderem a lidar com qualquer tipo de alimento e aprenderem que há coisas que eles não gostam e das quais eles não vão gostar nunca.”
AlimentaçãoEm um casarão no bairro do Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, as aulas de culinária para as crianças são uma das principais atrações do Ateliê das Ideias. Lá elas aprendem desde a descascar legumes e quebrar ovos até a mexer todos os ingredientes da forma correta e sem causar muita sujeira na cozinha.
Uma das donas do lugar, a empresária Fabiana Figueiredo, ministra as aulas e acredita que a alimentação é um campo da educação onde os pais precisam investir mais. “Eu sou professora, trabalhei muitos anos com educação infantil e sempre fui muito preocupada com isso. Eu comecei a perceber que é um assunto do qual as pessoas não falavam com os filhos. Para as crianças era uma obrigação e para os pais era uma chatice. Por isso, a ideia de criar um curso de culinária é fazer com que as crianças tenham contato com os alimentos.”
A psicóloga Cláudia Drummond, mãe de Laura, uma das alunas do espaço, afirma que decidiu colocar a filha em uma aula de culinária para que ela aprendesse a comer melhor:
“Eu acredito que dessa forma lúdica, vai ser muito bom para ela aprender a lidar com os alimentos e aprender qual é o caminho que eles fazem até chegar ao prato que, às vezes, ela reclama tanto de comer.” Ela completa afirmando que não aprendeu a cozinhar e, por isso, não pode passar pessoalmente este conhecimento para a filha, mas é uma forma de aprendizado importante para a vida. Cláudia acrescenta que, durante as férias, ter lições na cozinha é uma forma de diversão saudável para a filha.
Aniversários
Há sete anos, a empresária Andréa Bacellar, dona da empresa de recreação para festas infantis Gato Mia, resolveu incluir entre as suas atrações pequenas aulas de culinária. A iniciativa fez sucesso e muitos pais optam pela brincadeira na hora de celebrar o aniversário dos filhos.“A gente trabalha com vários tipos de oficinas. Mas a de culinária tem um interesse para as crianças porque conta com a coisa lúdica de misturar os ingredientes.”
Para Andréa, o segredo está na simplicidade e na mistura dos ingredientes. “A gente procura receitas simples, que proporcionem a transformação de uma coisa na outra com a ajuda das crianças.”
Serviço:
Ateliê das Ideias
www.ateliedasideias.com.br
Rua Viuva Lacerda, 95 – Humaitá/ Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2535-6181
Gato Mia
www.gatomia.com
Telefone: (21) 2239-9459
Celdom Gourmet
www.celdom.com.br/celdomgourmet
General Severiano, 97 – loja 178/179/204/205 – Botafogo Rio Plaza Shopping – Botafogo/ Rio de Janeiro
Tel (21) 2543-3687
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/07/aulas-de-culinaria-ensinam-e-divertem-criancas-durante-ferias.html

0 comentários:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP